Entrevista: Núcleo de Estudos do Varejo e do Retail Lab da ESPM

Tive a oportunidade de conversar com o professor Ricardo Pastore, do Núcleo de Estudos do Varejo e do Retail Lab da ESPM. Abaixo segue a transcrição dos principais pontos da nossa conversa:

Idéias e Vendas: Professor, dentro dos estudos da ESPM o varejo brasileiro apresenta alguma problemática comum a todos os pontos de venda?
Ricardo Pastore: Em nossos estudos não detectamos nenhum problema que possa ser considerado comum a todos.

Idéias e Vendas: Como o senhor vê as tendências do varejo? As empresas aproveitam todo o potencial de comunicação no ponto de venda para gerar vendas?
Ricardo Pastore: O investimento em comunicação no PDV ainda vai crescer muito. Existem muitas possibilidades de aproveitar melhor o espaço no ponto-de-venda, pois é lá que a decisão de compra é feita.

Idéias e Vendas: E quais os principais estudos realizados pelo Retail Lab em sua existência?
Ricardo Pastore: O Retail Lab é um projeto que tem um ano, e que vem sendo procurado por muitas empresas – temos parcerias com empresas como Unilever, Reebok e Colgate. Seus principais estudos são a respeito do comportamento do consumidor no ponto de venda e por ser um projeto recente nossos estudos ainda estão em andamento.

Idéias e Vendas: A proposta de trazer o conhecimento prático para o mundo acadêmico está sendo bem-sucedida?
Ricardo Pastore: Sim, um bom exemplo é que um grupo de alunos teve a oportunidade de sair com vendedores e merchandisers da Colgate para acompanhar ações em campo. Deste grupo, dois alunos acabaram contratados.

Idéias e Vendas: Quais os planos de atividades do Núcleo de Varejo da ESPM para 2008? Como as empresas e profissionais interessados podem participar?
Ricardo Pastore: Nossas principais atividades para o ano que vem são manter as palestras (já tivemos palestrantes internacionais) e fóruns, como o realizado ontem (30/10). Para 2008 temos uma novidade, pois pretendemos montar a primeira pesquisa sobre varejo totalmente custeada pela ESPM.

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