sábado, 3 de novembro de 2007

DINAP compra Fernando Chinaglia

Trabalhei por um ano no mercado editorial e sei bem o impacto que esta notícia tem neste meio. Resumindo: todas as editoras que quiserem vender em banca de jornal no Brasil, a partir de agora, tem apenas uma opção: DINAP (ou fazer por conta própria, o que é inviável).

Este post acaba tendo a ver com o anterior sobre concentração, mas de um ponto de vista voltado à logística e distribuição e com uma ponderação importante: a DINAP passa a ser um monópolio. Existe uma série de situações onde concorrentes compartilham a distribuição para diluir custos (mais notadamente na telefonia celular, onde uma mesma antena envia o sinal de várias operadoras de telefonia), mas neste caso acho que é demais - se eu fosse concorrente da Abril não me sentiria nem um pouco à vontade em distribuir meu produto através do meu oponente no mercado.

Em uma situação como esta, o que você acha que deve ser feito para evitar perda de vendas? Você conhece outro mercado com características de monopólio?

Nenhum comentário: