DINAP compra Fernando Chinaglia

Trabalhei por um ano no mercado editorial e sei bem o impacto que esta notícia tem neste meio. Resumindo: todas as editoras que quiserem vender em banca de jornal no Brasil, a partir de agora, tem apenas uma opção: DINAP (ou fazer por conta própria, o que é inviável).

Este post acaba tendo a ver com o anterior sobre concentração, mas de um ponto de vista voltado à logística e distribuição e com uma ponderação importante: a DINAP passa a ser um monópolio. Existe uma série de situações onde concorrentes compartilham a distribuição para diluir custos (mais notadamente na telefonia celular, onde uma mesma antena envia o sinal de várias operadoras de telefonia), mas neste caso acho que é demais - se eu fosse concorrente da Abril não me sentiria nem um pouco à vontade em distribuir meu produto através do meu oponente no mercado.

Em uma situação como esta, o que você acha que deve ser feito para evitar perda de vendas? Você conhece outro mercado com características de monopólio?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra quem ainda acha que o consumidor é bobo...

Campanhas de Incentivo: dicas de uso

Calcule suas metas para 2009