quarta-feira, 11 de agosto de 2010

As vendas aumentam. A qualidade da sua equipe de vendas está aumentando também?

Esta reportagem do iG mostra que as vendas no mercado varejista batem novo recorde, sendo que o primeiro semestre de 2010 foi o melhor dos últimos 6 anos. O que isso quer dizer exatamente para o nosso dia a dia? Muita coisa.

A primeira e mais óbvia: tem cliente na rua, e com dinheiro no bolso. A segunda, fácil de perceber também: a concorrência está aumentando. A terceira, difícil de executar: é hora de preparar melhor a força de vendas.

E porque é importante, agora, investir nos vendedores se os clientes estão comprando? Justamente porque, com o aumento da concorrência, o cliente vai dar o seu rico dinheirinho para quem tiver diferenciais... Vou citar dois casos que vivi recentemente que ilustram isso: conversei com uma vendedora de celular que não sabia o que era 3G e falei com um vendedor de tênis que falou que a diferença entre um tênis Nike e Mizuno "era só a marca"...

Se queremos trazer o consumidor para comprar sempre conosco, AGORA é a hora de investir em treinamento para termos bons vendedores. Porque os clientes sabem muito bem qual é a loja que atende bem e a que só dá dor de cabeça...


2 comentários:

Q´ria Ideias disse...

Concordo plenamente, mais do que investir em meios para vender mais, é também necessário investir nos vendedores para que eles se sintam capazes de desempenharem as suas funções em toda a sua plenitude. Infelizmente esta ainda é uma área esquecida por muitos, mas muito importante para se concretizarem boas vendas e fidelizarem clientes. O trabalho e investimento deve começar de dentro para fora.


Cumprimentos

Q'ria Ideias

Emerson Oliveira disse...

É como eu digo: o mais difícil é fazer as coisas básicas. As empresas, especialmente, gostam de fazer o complicado quando muitas vezes uma coisa simples pode resolver...