segunda-feira, 28 de abril de 2008

Perfil do Consumidor

"O VAREJO É UM DOS SETORES MAIS SENSIVEIS às mudanças no perfil do consumidor. É onde se percebe mais rapidamente as transformações na renda e no comportamento de compra. Os supermercados, por exemplo, estão tendo de se reinventar para atender um novo mercado. O grupo Pão de Açúcar lançou no ano passado a bandeira Extra Fácil, para lojas com área de no máximo 200 metros quadrados. A nova rede já conta com 19 unidades, de início na capital paulista, e até o final deste ano deve ganhar outras 80, algumas delas em outras cidades grandes do país. A nova marca do grupo é um misto de padaria e loja de conveniência, instalado em áreas de passagem (próximas, por exemplo, às estações do metrô) e nos bairros de renda mais alta. "Notamos que os solteiros e os sem-filhos não costumam ir a um grande supermercado", diz Sylvia Leão, diretora da Extra Fácil."

Leia aqui a reportagem da Exame desta quinzena a respeito do novo consumidor do Brasil e aqui um comentário do Marinho a respeito desta reportagem.

A briga agora vai ficar brava: com o consumidor com dinheiro no bolso e diante de muitas opções para gastar o seu rico dinheirinho, quem souber mais a respeito dos gostos e preferências do cliente já sai com uma vantagem sobre a concorrência.

Qual o impacto disso sobre as nossas equipe de vendas? Gigantesco. Os nossos vendedores terão de saber não apenas tudo a respeito do produto, mas terão que ter a habilidade de identificar qual o perfil de cliente mais adequado/ suscetível para cada argumentação comercial. Na minha opinião, o treinamento e a qualificação vão, cada vez mais, ser os diferenciais da boa força de vendas.

E você, o que acha?

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