Pequeno varejo paulista fatura menos em 2007

Mais aqui.

É paradoxal ver que o varejo, que teve um ano excepcional em 2007, tenha sido ruim para o pequeno varejista. Acho que a reportagem aponta questões importantes que explicam esta queda, mas não fala que:

  1. Em 2007 o estado de São Paulo registrou um número recorde de abertura de Shopping Centers;
  2. Que os setores com maiores quedas nas vendas (à exceção de autopeças) passaram por forte consolidação (é só ver a taxa de abertura de lojas que vendem produtos eletro-eletrônicos por exemplo)
  3. O pequeno varejo não investe no principal fator de fidelidade de cliente e rentabilidade de venda: treinamento para melhoria do atendimento dos vendedores

Tenho certeza que existem muitos varejistas locais que tiveram um bom 2007, mas a maioria com certeza sofreu bastante. A notícia boa no meio disso tudo? Os pequenos varejistas vão melhorar muito para continuar no mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vendas da Dell no Varejo

Satisfação do Cliente não garante vendas

Crise ou oportunidade de vendas?