terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Desculpas para não vender

Janeiro, Fevereiro e Julho são meses clássicos de desculpas para justificar vendas baixas. Algumas são tradicionais:
  • Janeiro (ou julho) é mês de férias, todos estão viajando;
  • Fevereiro é mês de Carnaval, o dinheiro vai todo para a folia;
  • Este mês a pessoa que decide está fora da empresa, só volta mais tarde;

Eu concordo que realmente alguns produtos são afetados por sazonalidade, mas sempre dá para tomar alguns cuidados para evitar as desculpas e manter as vendas

  1. Planejar para o período de vacas magras: se você já sabe que determinados meses são mais afetados por sazonalidade no seu mercado, então antes deles a) Determine a meta com acuracidade; b) Planeje ações como indicações de clientes, eventos de relacionamento, promoções, campanhas de incentivo e treinamentos específicos;
  2. Vá à rua com a equipe de vendas e aproveite qualquer oportunidade que aparecer - meses de vacas magras não admitem que você fique esperando na mesa o relatório (ouvir a equipe a tender às suas necessidades acaba com qualquer desculpa);
  3. Lembre-se que resultados extraordinários não vem de ações ordinárias, por isso seja criativo e busque a venda onde quer que ela esteja

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