E-Commerce para pequenas e médias empresas

Hoje a Associação Comercial de São Paulo e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico realizaram o ciclo de palestras MPE.Net em São Paulo. Vários dados foram apresentados e os que mais chamaram a minha atenção foram:
  • 13% do total de internautas brasileiros são considerados e-consumidores e 19% do total de internautas no Brasil usam a rede para transações financeiras. Essa diferença de 6% representa um incremento de mais de um milhão de internautas (e isso representa uma excelente oportunidade de crescimento, pois são pessoas que já usam a Internet e AINDA não compram...)
  • Mulheres representam 50% das compras online do Brasil;
  • 80% das compras online são pagas com cartão de crédito;
  • O faturamento das vendas online nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano foi 25% maior que o mesmo período de 2008;
  • Em 2008 20% do faturamento do comércio eletrônico veio de pequenas e médias empresas.
O principal objetivo deste evento é mostrar as soluções prontas que já existem para os pequenos e médios empresários, que tem menos recursos e pessoas disponíveis para implantar um canal de venda na internet. Ou seja: simplificar a vida de quem quer vender pela Internet.

Quem quiser saber mais e trocar idéias a respeito de como desenvolver este canal de vendas nas pequenas e médias empresas pode participar do Web Forum criado pela ACSP para este fim, clicando aqui.

Como já comentei várias vezes aqui no blog, a Internet é mais um canal de vendas, não necessariamente o único. Cabe ao dono do negócio entender o seu consumidor e definir a sua estratégia de vendas - mas ignorar o crescimento e a importância da Internet nesta estratégia é tiro no pé!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra quem ainda acha que o consumidor é bobo...

Campanhas de Incentivo: dicas de uso

Calcule suas metas para 2009