Ouvir o cliente, sempre!

Principalmente na etapa de abordagem e primeiro contato para a venda, onde a maior preocupação do cliente potencial é se fazer e se perceber entendido pelo fornecedor em potencial, "ouvir" é a manifestação mais clara da nossa intenção de ajudá-lo a ser mais efetivo nos negócios.

Falar todos falam. Falar que é o melhor, muitos falam. Ouvir, não tantos. Realmente ouvir, menos. Fazer as perguntas certas para ouvir realmente as respostas, menos ainda..."

Pincei este post do Blog da Aísa. Tem um ditado que diz que temos dois ouvidos e uma boca justamente para ouvirmos o dobro do que falamos.

O pior é que nós, da área de vendas, insistimos em falar mais que o cliente, porque sempre "sabemos" que temos a resposta certa para um problema que, muitas vezes, ignoramos!

Vale a reflexão: durante a venda, ouvimos o que o cliente tem a dizer ou nos enganamos achando que já sabemos o que o cliente quer e empurramos o discurso goela abaixo dele?

P.S. - Com este, são 500 posts... Obrigado pela leitura!

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