Distribuição e Segmentação

"O ambiente competitivo na Distribuição de produtos apresenta inúmeras possibilidades para a criação de estratégias individuais, com diferentes formas de se alcançar resultados, tendo como objetivo conquistar a preferência de seus mercados-alvo.

Os conceitos de segmentos de mercado, diferenciação, posicionamento, serviços logísticos e alternativas competitivas desempenham papel fundamental no desenvolvimento do planejamento estratégico de penetração e ocupação de espaços mercadológicos. Trata-se da melhor forma de segmentar o varejo.

Existem cinco possibilidades para segmentarmos o mercado. Os acadêmicos definem como Cobertura total de mercado (grandes redes), Especialização de mercado (atividades radicais), Especialização seletiva (drogarias),Concentração em segmento único (móveis para clínicas) e, por fim, Especialização por linhas de produtos"

Clique aqui para saber mais a respeito deste assunto, neste artigo do Edison Talarico.

Montar uma rede de distribuição não é fácil. Acho que o Talarico deixa isso bem claro neste artigo - uma boa avaliação das seis variáveis que ele aponta (Cobertura, Mix de Produtos, Esforços Promocionais, Políticas de Preços, Serviços e Perfil de Clientes) já dão trabalho para muitos meses...

Posso tranquilamente falar, pela minha experiência, que é um trabalho árduo - mas muito gratificante (especialmente quando se percebe que tudo deu certo)!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra quem ainda acha que o consumidor é bobo...

Campanhas de Incentivo: dicas de uso

Calcule suas metas para 2009