quinta-feira, 25 de outubro de 2007

CRM

O Customer Relationship Management já está em uso no nosso país há pelo menos 8 anos, em empresas de todos os portes. Conversei com o Paulo Martins, que é Gerente de Contas na Datasul e me deu mais algumas informações:

Para que serve o CRM?
Para que sempre você saiba tudo o possível sobre o seu cliente.

Como o CRM ajuda as empresas a vender mais?
Permitindo você ter registrado todos os HÁBITOS de seus clientes, e promovendo mais vendas baseado nisso. Em uma pizzaria,por exemplo, se 50% de suas pizzas foram de Calabreza, talvez seja interessante fazer uma promocao de pizza calabreza enviando folhetos pra quem as pediu no passado

Quanto tempo leva para se implementar um projeto de CRM?
Depende muito, do software, da empresa, e do escopo. Em uma pequena empresa levaria 1 mês no máximo. Em uma grande empresa (Nestlé, por exemplo) poderia levar 1 ano.

Pela sua vivência profissional, quais os principais motivos que levam um projeto de CRM a ser bem sucedido ou falhar?
Deve-se mudar atitudes, não basta ter software. No exemplo da pizzaria se o atendente não cadastrar seu pedido no sistema, nunca haverá seu histórico... Os melhores CASES de sucesso também implementaram sistemas de BI (Business Inteligence), pois no CRM você armazena e no BI você explora (consulta). BI é o software que olha as informações sob vários prismas consolidando-as e detalhando-as também (por exemplo o cartao Mais do PÃO de AÇÚCAR).

Quais os principais softwares de CRM que existem? Algum deles é nacional?
A Datasul tem um. A maioria das empresas de ERP também tem. E tem um que pode ser usado via internet (on demand-pago conforme usa) chamado SalesForce.com

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