O impacto dos consumidores de baixa renda

Há várias matérias interessantes mostrando o impressionante crescimento do consumo das classes C e D. Este estudo aqui da FGV-SP mostra como abordar este público. Esta reportagem aqui fala sobre uso de cartão de crédito por consumidores de baixa renda (e aqui tem um video sobre este assunto do Conversa Afiada), esta reportagem aqui da IstoÉ mostra um perfil geral sobre os consumidores da baixa renda, esta aqui da Exame mostra um caso de mercado do reposicionamento de preços da Johnson &Johnson.

Na minha experiência profissional, em todos os mercados do mundo, a base da pirâmide é que concentra a maior quantidade de pessoas e, portanto, as maiores oportunidades de crescimento. Aqui no Brasil não será diferente...

Neste cenário, o que eu pergunto é:
  1. Esta tendência vai afetar o seu negócio? Como?
  2. Esta tendência veio para ficar ou é "vôo de galinha"? Por que?
  3. Atender ao consumidor de baixa renda significa apenas baixar preços e parcelar pagamentos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra quem ainda acha que o consumidor é bobo...

Campanhas de Incentivo: dicas de uso

Calcule suas metas para 2009