terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quem tem que gerar leads: marketing ou vendas?

"Marketing chama de 'geração de leads'. Vendas normalmente chama de 'prospecção'. Mas de quem é essa responsabilidade?


Vendedores são normalmente avaliados pela sua capacidade de gerar leads ou de transformar uma lista de prospects de 'fria' para 'quente'. De modo geral, o vendedor é medido pela capacidade de converter os leads no início do funil em vendas efetivas. 


Um bom marketing gera demanda para sua equipe de vendas - e com marketing online, os marketeiros agora são efetivamente medidos por isso. Essa mensuração traz uma responsabilidade muito grande. O seu departamento de marketing está pronto para este desafio? E a equipe de vendas, está fazendo a sua parte?"


Veja a entrevista original aqui (em inglês).


É uma coisa interessante desta nova era de vendas - efetivamente medir o apoio que o marketing está dando no resultado comercial, via geração e conversão de leads. Isso com certeza vai derrubar este conflito desnecessário entre as duas áreas que mais devem trabalhar juntas em qualquer empresa.


Vai ver é por isso que vendas e marketing, agora, estão voltando a ser tocadas por um mesmo diretor em várias empresas, como diz o Kotler na entrevista abaixo


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