Brindes ajudam a vender mais?

"Segundo pesquisa sobre o segmento de brindes e promoções no ponto de venda realizada pelo Instituto Ipsos em maio de 2008 abordando 15 mercados, “leve 3 e pague 2” é a promoção mais desejada do mundo, seguida de 33% para o formato “extra free”. 

Na América Latina, diferentemente do restante da amostra, os brindes são a terceira forma de promoção mais atrativa, agradando 32% dos consumidores. Estudo focado na realidade nacional realizado em junho de 2008 demonstra que 52% dos respondentes já comprou produtos com brindes promocionais, e a região Sudeste é a campeã neste segmento. Alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza são os itens mais comprados com brindes. Segundo a avaliação dos consumidores, se vem com brinde vale à pena pagar a mais por um determinado produto. "

Leia o artigo completo aqui, no Mundo do Marketing.

O artigo tem dados interessantes e faz pensar sobre a validade ou não do brinde como ferramenta de vendas. Pra mim, a maior função de um brinde é acelerar o ciclo de vendas (especialmente no que se refere a tomada de decisão/ fechamento). E concordo totalmente que o brinde tem que ter relevância para o consumidor/ cliente, que tem que perceber a vantagem - olha aí mais uma vez a importância de conhecer o consumidor...

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