segunda-feira, 22 de março de 2010

Perguntas para fazer Desenvolvimento de Canais

Em um momento de crescimento como o que o Brasil passa, desenvolver novos canais é crítico. Sejam vendas online ou porta a porta, você precisa estar onde o seu cliente está.

Mas como desenvolver canais corretamente? Tenho 4 perguntas que, para mim, sempre dão um norte no caminho a seguir:

  1. Conheça o seu cliente: eu sei que é básico, mas conhecer o cliente também implica em saber ler as entrelinhas. Se o seu público alvo é composto  por pessoas que não tem muita afinidade com a Internet, será que o canal online é o mais indicado?
  2. Conheça o potencial dos seus atuais canais de venda: você está usando todo o potencial dos canais onde atua? Como pode aumentar este potencial? Em quanto tempo? E qual novo canal poderá impulsionar as suas vendas?
  3. Identifique o potencial de crescimento de novos canais: novos canais podem aparecer sem que você tivesse imaginado antes. Estes canais representam uma oportunidade futura sustentável? 
  4. Presença da concorrência: os seus concorrentes atuam nos mesmos canais que você? Existe algum canal onde é possível atuar e os seus concorrentes ainda não estão presentes?
Analisando estes quatro pontos, sempre aparecem boas reflexões e insights...

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