Como perder vendas no varejo

"Certamente, a TV digital ainda tem inúmeros problemas para serem resolvidos. A recepção interna continua deficitária. Na maioria dos lugares, funciona bem apenas com antena externa, o que demanda uma necessidade de mudança cultural e pode atrapalhar casas e apartamentos sem cabeamento adequado. No entanto, os maiores desafios estão na venda e no conteúdo, ambos ainda muito aquém da tecnologia. 

Para chegar a essa conclusão, tirei umas horas, ontem a tarde e hoje de manhã, para visitar seis pontos de venda de produtos eletroeletrônicos em São Paulo, quatro na Zona Sul (Extra, duas lojas do Carrefour e Magazine Luiza) e dois na Avenida Paulista (Fnac e Fast). Buscando mapear o preparo dos vendedores, elaborei algumas perguntas básicas que qualquer pessoa sem domínio tecnológica da televisão faria."

Clique aqui para ler o post completo no Blog iTV.


E veja bem, o Valdecir Becker destaca que a TV Digital pode melhorar o seu conteúdo (ou seja, aumentar as vendas da TV Digital também passa pela indústria).

Mas para quem trabalha com vendas no varejo, este post reforça ainda mais a necessidade de treinamento no PDV - e treinamento não é só colocar os vendedores em uma sala e passar conteúdo. A principal etapa do treinamento é medir a retenção do conhecimento, através de técnicas como o Mistery Shop ou empiricamente medindo as vendas do produto ou serviço treinado. Você ou a sua empresa fazem esse acompanhamento pós-treinamento?

Sobre a argumentação na venda da TV Digital, já tinha falado a respeito deste assunto neste post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra quem ainda acha que o consumidor é bobo...

Campanhas de Incentivo: dicas de uso

Calcule suas metas para 2009