Ganhe Mais Mercado com o Pão de Açucar e Casas Bahia

Este é o assunto da semana para quem trabalha com vendas (especialmente no varejo). Casas Bahia comprada pelo Pão de Açúcar. Tem gente que acha que vai ser ruim, tem gente que acha que vai ser bom.

Eu penso que como um todo o negócio vai ser muito bom para consumidores, fabricantes e varejistas.

  • Para os consumidores, porque terão um player forte que vai pressionar a indústria (sim, é bom um player forte no varejo que acelere os fabricantes para atender mais rapidamente os desejos dos consumidores).
  • Para os fabricantes, porque terão que desenvolver novos canais de venda (ou alguém realmente acha que eles vão querer ficar na mão de um grande fornecedor? Tem multinacional por aqui só com arrepio de ver tudo isso acontecendo e pensando na dificuldade que é negociar com o Wal Mart fora do Brasil...)
  • Para os varejistas, porque terão oportunidades de rever processos para ficarem mais ágeis na concorrência com o gigante que surgiu (e aposto que em breve teremos mais fusões ocorrendo...). Se o varejista tiver agilidade e capacidade de execução, ainda poderá explorar segmentos não atendidos pela mega empresa

Com certeza é uma visão otimista do processo, mas a tendência de consolidação no varejo não vem de hoje (basta comparar o ranking da ABRAS de 1999 com o de 2009 para perceber que no setor de alimentício essa é a realidade). A grande pergunta que fica é: como você pode aproveitar esta compra para aumentar as suas vendas? Algumas idéias....

  1. Trade Marketing - todos os fabricantes vão se matar para obter diferenciação no Ponto de Venda. Quem tiver ideias diferenciadas vai conseguir se vender melhor na rede...
  2. Treinamento - culturas que se juntam sempre geram atrito. Se você aplica treinamentos, aqui tem uma oportunidade enorme...
  3. Consultoria - com certeza todos os sistemas de vendas serão re-analisados e deverão passar por mudanças. Pra quem vende software, uma oportunidade única.
  4. Construtoras - novas lojas, reformas nas lojas atuais... Dá para imaginar o que tem de obra por aí para ser feita, né?
  5. Imóveis - Com certeza vai ser um setor muito afetado - se eu fosse corretor já começava a ver quais são as lojas que podem ser fechadas pelo Pão de Açúcar e corria para oferecer para o Magazine Luiza, Lojas Colombo, Ricardo Eletro, Insinuante
  6. Uniformes - Nova empresa, nova marca, novo uniforme... Já imaginou quantas peças novas precisarão ser fabricadas?
Como dizia Winston Churchill: "Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade".

Comentários

Q´ria Ideias disse…
A equipa do Q'ria Ideias deseja-vos *Boas Festas*

Veja o nosso postal de natal em qriaideias.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Pra quem ainda acha que o consumidor é bobo...

Campanhas de Incentivo: dicas de uso

Calcule suas metas para 2009