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Mostrando postagens de julho, 2008

Alta da inflação já afeta vendas no varejo

"Como consequência desse movimento, os supérfluos começam a ser riscados das listas de compras dos brasileiros. Quer exemplos? Segundo dados da Nielsen, o volume de vendas dos iogurtes, que tinha experimentado um crescimento de 6% em 2007, recuou 1,4% nos primeiros 4 meses do ano. Algo semelhante acontece com os queijos, que aumentaram suas vendas em 14,6% no ano passado, mas amargaram uma perda de 11,2% de janeiro a abril de 2008." A alta da inflação já começa a afetar as vendas de alguns produtos - como mostra o Marinho neste post no Blue Bus . A verdade é que sempre vamos ter alguma dificuldade para vender - seja a inflação, a concorrência, o gerenciamento da equipe... Para minimizar o impacto da "dificuldade nossa de cada venda", só mesmo conhecendo o seu consumidor, para buscar as melhores oportunidades de venda - afinal, mesmo que as pessoas comprem menos, elas não deixam de consumir!

Criando o Oceano Azul em Vendas

"Mas como colocar em prática o Oceano Azul em vendas? Primeiro comprando e lendo o livro. Lógico! Depois, estabelecendo uma visão paralela, orientada para os processos comerciais. O modelo de desenvolvimento da estratégia é a utilização de um instrumento de diagnóstico que busca captar a situação atual no espaço de mercado conhecido. Identificando os principais atributos nos quais se baseia a competição (produtos, serviços e entrega) e o que os compradores recebem como oferta competitiva. Para colocar em prática devemos adaptar e alterar o processo, de atributos para argumentos comerciais, em três frentes: levantamento, mapeamento e ativação." Vale a pena ler aqui esta adaptção que o Edison Talarico fez da estratégia do Oceano Azul em Vendas - na minha opinião, é uma boa reflexão sobre como fazer uma boa avaliação de oportunidades comerciais versus o desempenho da equipe de vendas qualquer empresa, buscando oportunidades não aproveitadas.

Indicação gera vendas!

"Ser primeiro também significa que sua força de vendas é muito eficiente. Ou.. que o seu posicionamento é tão claro que os seus clientes reais exercem pressão social nos seus clientes potenciais, que chegam até você antes mesmo de você (ou o seu eficiente time de vendas) chegar a eles..." Mais aqui, no blog da Aísa Pereira . Nada como uma boa indicação para fechar uma venda - especialmente nas decisões de compra corporativas, onde erros são muito mal-vistos e podem custar o emprego do comprador, que quer sempe ter crteza de estar fazendo um ótimo negócio. Como sempre, o boca a boca é a melhor propaganda!

Mais shoppings abrindo

"Para vocês terem uma idéia, hoje existem 367 shoppings centers no país, e nos próximos 4 anos, pelo menos 80 em construção, sem contar as inúmeras expansões dos já existentes. Isto representa um acréscimo de quase 25% na quantidade de empreendimentos existentes, num mercado que tem pouco mais de 40 anos." Se quiser saber mais, dê uma lida neste post do Marcos Hirai, aqui no Ocupação de Mercado . Mais um sinal que o crescimento do varejo que vivemos tende a ser um longo vôo de cruzeiro e não apenas um vôo de galinha (mesmo com a pressão inflacionária no curto prazo)!