Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2009

Quem não qualifica não vende

"A definição do público-alvo é a qualificação do cliente.  Está dentro do perfil? Qualificado! Não? Não qualificado. A qualificação do cliente é baseada em características do cliente que signifiquem especialidades e necessidades similares - ou seja, segmentos ou nichos econômicos." Leia o post completo aqui, no Blog da Aísa. Este foi um ponto que reforçamos muito na nossa palestra semana passada. Quando trabalhamos sem o foco no público alvo, tendemos a perder tempo porque falamos para quem não nos quer ouvir e oferecemos produtos que não tem apelo para quem está na nossa frente... Somos totalmente irrelevantes. Mais uma vez, lembro das sábias palavras de Abraham Lincoln " Se eu tivesse nove horas para cortar uma árvore, passaria seis horas  afiando  o meu machado "

Varejo vai investir mais em 2010

" O comércio varejista se prepara para uma nova arrancada no ano que vem, depois de passar praticamente incólume pela crise. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) revela que 97% das empresas da Região Metropolitana de São Paulo, o principal mercado consumidor do país, vão ampliar os investimentos em 2010, com abertura de novos pontos de vendas, centros de distribuição e reforço de estoques." Leia a notícia completa aqui, no G1. A notícia é auto-explicativa e com certeza não se restringe a São Paulo. O segredo agora é se preparar para aproveitar as oportunidades que estão se abrindo, com capacitação de força de vendas e trabalho forte de diferenciação da concorrência.  Você já está pronto?

Slides da Palestra "Tenha Mais Mercado em 2010"

Aqui estão os slides da palestra Tenha Mais Mercado em 2010, que fizemos no dia 20/10/2009 no auditório do Jornal Cruzeiro do Sul em Sorocaba. Agora aguardamos os comentários de quem esteve lá! Afinal de contas, esta apresentação é só o começo da nossa conversa sobre marcas e vendas... Tenha Mais Mercado em 2010 View more presentations from Emerson Oliveira .

O Idéias e Vendas faz 2 anos com muitas novidades!

O tempo passa rápido, mas já faz dois anos que o Idéias e Vendas nasceu, com um objetivo simples: falar sobere gestão e técnicas de venda, seja no varejo, B2B, online. Falar sobre tudo o que pode impactar e aumentar o resultado de vendas. Como vocês podem ver, a partir de hoje o blog está de visual novo. Mas existem mais novidades além do visual... O Idéias e Vendas é, a partir de agora, o blog oficial da Mais Mercado, uma consultoria de resultados em Vendas e Marketing. Pra marcar esta mudança, hoje à noite faremos uma palestra para 180 convidados sobre Gestão de Marca e Gestão de Vendas, no auditório do Jornal Cruzeiro do Sul em Sorocaba. O próximo post vai ter a transmissão ao vivo do evento. Te espero lá!

O varejo não para de crescer!

"Em agosto, o volume de vendas do  Comércio Varejista  do País cresceu 0,7% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal), e a receita nominal 0,8%. Com esses resultados o setor completou quatro meses de taxas positivas. Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos de 4,7% sobre agosto do ano anterior e de 4,7% e 5,4% nos acumulados dos oito primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses, respectivamente. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 8,0%, 9,6% e de 10,7%, respectivamente" Veja aqui a pesquisa completa do IBGE. Quem fala em recuperação da crise está atrasado - já estamos com a crise superada e aceleramos fundo para o melhor fim de ano dos últimos 10 anos!

Será que o crédito disponível vai alavancar as vendas de Natal?

"Os brasileiros terão cerca de R$ 65 bilhões disponíveis em crédito disponível para gastar no fim nas compras e investimentos neste fim de ano. A cifra é R$ 15 bilhões maior do que a disponível em dsembro de 2008. A estimativa é da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), que já aponta os juros médios atuais cobrados dos consumidores como os menores em 14 anos: 7,08% ao mês (127,25% ao ano)." Mais aqui, nesta notícia do Invertia. Produção industrial em alta, inclusive com grandes contratações ; Crédito farto com taxas de juros menores; Inadimplência em queda ; Aumento da renda média do trabalhador em 2009 vs. 2008 ; Confiança do consumidor em alta . Tendo em vista este cenário, a minha aposta é que com mais dinheiro e juros menores este Natal vai ser INESQUECÍVEL para os varejistas brasileiros! A grande pergunta de sempre: como a sua empresa está se preparando para aproveitar esta oportunidade única?

Parceria gera aumento de vendas

" Construíram uma casa dentro da Casas Bahia, mais precisamente na loja localizada na praça Ramos de Azevedo, no centro da cidade de São Paulo. O local abrigou durante décadas o Mappin, a mais tradicional loja de departamentos da cidade. Hoje é ocupado pelos móveis, eletrodomésticos e cartazes coloridos com o pequeno sertanejo da Casas Bahia. Mas quem subir até o terceiro andar da loja encontrará um apartamento inteiramente montado, com quartos, cozinha, sala e até janelas e varanda. A primeira pergunta que vem ao desavisado visitante é: A Casas Bahia virou imobiliária? A resposta: não. O apartamento, de 50 metros quadrados, pertence à Construtora Tenda, braço do grupo Gafisa voltado para clientes de baixo e médio poder aquisitivo. Coube à Casas Bahia mobiliar todo o imóvel, com itens oferecidos em suas lojas." Leia aqui a matéria completa na IstoÉ Dinheiro. Já tinha abordado este assunto aqui no blog neste post . Todo vendedor sabe que qualquer ajuda pra vender é bem v

Porque a Apple Store veio para o Brasil

Imagem
A Apple inaugurou a sua loja online no Brasil. O porque desta decisão está no quadro abaixo: Minha análise: com e-commerce brasileiro crescendo (com projeção de crescimento anual para 2009 acima de 20%) e o americano caindo, os consumidores brasileiros com certeza entraram no raio de atenção das empresas americanas, Apple entre elas. Minha aposta: como a Amazon , muitos varejistas online deverão iniciar operações no Brasil. Agora, é ver os próximos capítulos... Fontes: comScore , Ebit , IDG Now

Analisando as Olimpíadas de 2016 como um caso de vendas

Ainda no calor da alegria de ver o Rio de Janeiro eleito como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, vale a pena fazer uma análise de como esta venda foi fechada para o COI (Comitê Olímpico Internacional): Meta : a meta era clara para todos os envolvidos Persistência : Esta é a terceira vez que o Rio se candidatou para sediar os Jogos Olímpicos. Resumindo, o Rio não parou no primeiro não . Argumentação : Na minha opinião, a grande estratégia deste case. O Rio não se posicionou "pedindo" votos, mas pedindo uma chance de mostrar que a América do Sul poderia reeceber os jogos. O presidente Lula em seus discurso disse claramente que "das 10 maiores economias do mundo, apenas o Brasil nunca tinha sediado os jogos e que era hora de corrigir este desquilíbrio". Outra frase que mostra esse posicionamento é "nos dêem a chance de organizar os jogos". Identificação de Decisores : com a experiência das outras candidaturas, o Rio aprendeu a montar a proposta correta pa

Falta de planejamento impede aumento de nas vendas

" Embora o  vital na venda  seja o SWOT com foco em venda, o benchmarking, as pesquisas, a definição do público-alvo e o posicionamento verticalizado (as 5 primeiras fases da  EV ), é baixa a prioridade destas fases entre os que praticam a venda tradicional." Leia mais aqui, neste post no Blog da Aísa. Pra mim, a frase que melhor ilustra a importância de planejar foi dita para o Abraham Lincoln  " Se eu tivesse nove horas para cortar uma árvore, passaria seis horas  afiando  o meu machado ". Pra completar: quem não planeja e organiza, não vende, oferece.

Hoje é o Dia do Vendedor!!!

Imagem
Hoje é oficialmente o Dia do Vendedor. Vale a pena uma reflexão: o que é ser vendedor hoje? Pra mim, é simples: ontem, hoje e sempre o vendedor é a pessoa que OUVE o cliente e ATENDE à sua necessidade. Simples assim - com um monte de técnicas interessantes no meio do caminho pra aprender como fazer isso. Pra todo mundo que trabalha com vendas, PARABÉNS!

Para Diretor do Carrefour, classe B é o coração do consumo

" Rodrigo Lacerda, Diretor Corporativo do Carrefour disse que a Classe B é o coraçao do consumo dos hipermercados e usou dados do Latin Panel para ilustrar as diferenças de comportamento entre as classes. Falou coisas como 'Quanto menor a renda, menos arriscam. Quanto menor a renda mais utilizam o PDV como lazer'." Leia mais aqui, neste post da Patricia Marinho no Blue Bus . Pra mim, parece claro que as vendas vão aumentar muito pra quem entender rápido qual o perfil desta nova classe média. Acho que as vendas de pesquisas de comportamento de compra vão aumentar muito...